GRUPO VOCAL ENTRE NÓS

Fundado em 2010, o “Grupo Vocal Entre Nós” é formado, em sua maioria, por alunos e ex-alunos do curso de música da Universidade Estadual de Londrina - UEL. O grupo conta com quinze músicos, sendo quatorze cantores e um pianista. Hoje, o grupo é coordenado por Monique Kodama - Especialista em Regência e participante do grupo desde sua formação.

 

Em sua formação inicial, o grupo tinha como objetivo somente o estudo e interpretação de arranjos vocais, com destaque para nomes importantes da área, como Marcos Leite, Pablo Trindade e Celso Branco. Em 2014, após alguns anos trabalhando somente com o trabalho vocal, o grupo passou a realizar uma proposta interdisciplinar, integrando música e teatro em seus espetáculos que, além de enriquecer o trabalho, agregou um novo público.

CORAL SOL MAIOR

O Coral Sol Maior de Colorado foi fundado em 10 de junho de 2004, tendo como mantenedora a Associação Cultural Sol Maior, empresa cultural sem fins lucrativos e cujo objetivo é divulgar o canto coral como uma das mais importantes expressões da arte musical. Nosso coro é composto atualmente por 42 coralistas,  sob a regência de Susane Mussio Zanardi. No seu curriculum o Coral Sol Maior inclui apresentações em diversos festivais no Estado do Paraná e do Brasil, podendo-se citar, dentre as mais importantes: Festival Internacional de Maringá,Festival Unicanto de Londrina, Festival de Inverno de Vinhedo, Festival Internacional de Corais de Chapecó, Festival Nacional de Corais de Camboriu, Festival Nacional de Corais de Araranguá, Festival de Corais da Universidade Estadual do Espírito Santo.

Com um repertório composto por vários estilos musicais, é o organizador do Festival Regional de Corais de Colorado. O Coral Sol Maior também faz apresentações em casamentos, bodas, formaturas, eventos religiosos, natalinos, dentre outros.

CANTEMOS CORAL JUVENIL

CORAL UNIVERSITÁRIO MACKENZIE

Criado em 2005 pela então Divisão de Arte e Cultura – hoje Coordenadoria de Arte e Cultura – do Instituto Presbiteriano Mackenzie, o Coral Universitário Mackenzie é parte do projeto de corais graduados da instituição, e nasceu, já, destinado às apresentações públicas, concertos coral-sinfônicos e de representação da universidade. É formado, em sua estrutura básica, por 50 acadêmicos-bolsistas da universidade, escolhidos por meio de rigorosa seleção, e mais 30 colaboradores convidados. Desde sua estreia, vem sendo dirigido pelo Maestro Parcival Módolo e apresenta-se regularmente em concertos tanto no próprio Instituto Presbiteriano Mackenzie quanto fora, em concertos a cappella ou acompanhado de importantes orquestras brasileiras. Em 2010 gravou significativo CD, com música para o período do Natal.
 
Além de peças corais de diversos períodos e estilos, seu repertório inclui grandes obras coral-sinfônicas como as Vesperae Solennes de Confesore e o Réquiem de W. A. Mozart; o Nänie de J. Brahms; o Gloria de J. Rutter; a Carmina Burana de C. Orff; os Motetos de H. Purcell; a Sinfonia Nº 9 de L. van Beethoven; o Gloria e o Beatus Vir de A. Vivaldi; a Missa Festiva de J. Leavit; os Chichester Psalms, de Leonard Bernstein; o Requiem de G. Fauré; a cantata Die Erste Walpurgisnacht de Mendelssohn; o Te Deum de Bruckner, dentre outras.

CORAL NÓS DA VOZ

O Coro do Curso de Graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM) é formado pelos acadêmicos do Curso de Graduação em Música da UEM e faz parte das disciplinas curriculares do curso.
O grupo tem se apresentado em Encontros e Festivais Corais na cidade de Maringá e região, realizando repertório diversificado como música brasileira, spirituals, seculares e sacras de diversos períodos históricos, entre outros estilos musicais.
Conta com a participação do pianista André Bertoncini e do acadêmico Natanael Calefi como ensaiador de naipes. A direção musical, preparação vocal e regência estão a cargo da maestrina Andréia Anhezini, professora da área de Regência do Curso de Graduação em Música da UEM.

CORO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UEM

CORO ESCOLA DA UEM

O grupo iniciou seus trabalhos em Agosto de 2004 e vem se consolidando, nesses treze anos de atividade, como um pólo constante de atuação artística dentro das ações de extensão do Curso de Graduação em Música da UEM, “Corais do Departamento de Música”. O grupo é formado por integrantes da Comunidade interna e externa da UEM. O Coral se tornou também uma escola para os alunos do curso de graduação em Música na medida em que fornece vasto campo de estágio orientado para esses acadêmicos. Os principais objetivos estão direcionados à formação técnico-vocal dos participantes, à vivência artística através da atividade do canto coral e ao aprimoramento musical dos coralistas e monitores estagiários por meio de aulas de técnica vocal coletivas e estudo de repertório coral diversificado. Desde 2005, o Coral vem realizando várias apresentações em eventos dentro da UEM, bem como em Festivais, Encontros Corais e outros eventos na cidade de Maringá e em outras localidades.
Os acadêmicos estagiários são: Mariane Ienda, Karen Zeferino, Dilber Gonçalves e Paulo Romão. Conta também com a participação especial da educadora musical Vidlin Carvalho e do regente Sóstenes Pereira.
A direção musical e orientação em Regência está a cargo da maestrina Andréia Anhezini, professora de Regência do Curso de Graduação em Música da UEM.

CORAL GERAÇÕES

Coro voluntário, criado em 2006 tem como principais objetivos a divulgação da cultura coralística e a integração de várias idades na prática de canto coral. Tem em seu currículo apresentações em várias cidades. Seu repertório é bastante eclético com ênfase na música erudita. Hoje o grupo representa a COOPRED – Cooperativa Educacional do Estado de São Paulo e conta com o apoio cultural da prefeitura da Estância Turística de São Roque. De 2006 a 2008 teve como orientadora vocal a renomada professora Marilane Busquet e como regente Rogério Alves.

CORAL SANTA CRUZ

CORAL INSTITUTO DA MÚSICA

Foi criado em 1996, com o objetivo de integrar e desenvolver a musicalidade dos alunos do Instituto da Música. Iniciou como Coral Juvenil e com o tempo passou a integrar vozes adultas. Hoje reúne 31 participantes que tem sua marca estampada em suas camisetas “somos únicos mas unidos pela música”.

 

O coral se apresenta em Maringá e região e participa ativamente de festivais e encontros, promove espetáculos de corais e dedica-se aos especiais lançados pelo Instituto da Música junto com outros grupos da escola.

 

Seu repertório é constituído basicamente de músicas populares. Atualmente está sob a regência de Adylamar Belmont Silveira e acompanhado pela pianista Mirian Ferreira.

CORO DA TERCEIRA IDADE SESC MARINGÁ

Es una agrupación coral que inicia sus actividades en marzo de 2013 con la finalidad de fomentar la educación musical y coral, ofreciendo a la juventud una alternativa viable de desarrollo cultural. Está formada por jóvenes de la institución de los diversos años de la educación media y la educación escolar básica.

 

Ha realizado diferentes presentaciones a nivel local y nacional, en setiembre de 2013 ha participado del III Encuentro Nacional de Coros de Paraguay, siendo una de las agrupaciones corales destacadas.

 

Así mismo ha participado de encuentros corales  en el departamento de Itapuá con diversas agrupaciones destacadas como el Coro Discantus, el Coruci y la Orquesta Infanto Juvenil de la Ciudad de Encarnación.

 

En el mes de septiembre del 2014 ha participado del concierto por la primavera con la Orquesta Infanto Juvenil de la Ciudad de Encarnación y en octubre de este año se presento en el encuentro de coros Itucoral, en la ciudad de Ituzaingo Corrientes, Argentina.

 

En el 2015, en el mes de agosto se presentó en el I Festival de Coros Latinoamericanos infantiles e infanto juveniles con coros de Argentina, Uruguay, Argentina y Paraguay.

 

Recientemente, en el mes de agosto, ha realizado presentaciones en las ciudades de Canelones y Montevideo Uruguay.

Dirige el Prof. Daniel Regis.

O Coro Jovem Masculino “Nós da Voz” é formado por cantores adolescentes e jovens dos corais juvenis dos municípios de Pato Bragado, Nova Santa Rosa, Entre Rios do Oeste e Marechal Cândido Rondon – municípios do oeste paranaense. Estes coros municipais juvenis formam, desde 2013, a grande rede do Movimento Coral Juvenil do oeste do Paraná e integra aproximadamente 300 jovens cantores.

 

Idealizado e coordenado pelo regente Gerson Daniel Giese, o coro de vozes masculinas “Nós da Voz” foi fundado há um ano, no dia 16 de junho de 2016 e realiza um ensaio mensal com todos seus integrantes. Seus integrantes são estudantes do ensino médio, universitários, profissionais do mercado de trabalho, e em sua grande maioria, cantores que antes, não tinham contato com o estudo da música – seja coral ou instrumental.

 

Com uma sonoridade única, o coro conta com a preparação vocal do cantor lírico Djonatan Ledur e também da professora de canto lírico Michele Coelho, esta, que inclusive é professora de canto da UEM – Maringá. Tem como pianista Anderson Luiz Back. O grupo é dividido em vozes agudas, 1º tenor e 2º tenor; e vozes graves, barítonos e baixos e tem no repertório músicas populares nacionais e internacionais e também, de cunho religioso, eruditas e de composição.

O Coro Juvenil Cidadão do Amanhã foi fundado em Outubro de 2008, numa parceria com a Universidade Estadual de Maringá juntamente com a Empresa Enviro Chimie. Regido pelo Maestro Dhemy de Brito, conta com o auxílio das coordenadoras pedagógicas Dirce Viana e Dirlene Viana. O Coro Juvenil tem se apresentado em muitos festivais, dentro e fora da cidade de Santa Fé, sendo eles: Festival Internacional de Maringá, Festival Internacional de Corais de Londrina, e também dos Festivais na cidade de Cambé, Colorado, Umuarama e Curitiba, onde ganharam o 1° Lugar na Competição de Coros no ano de 2016.

CORAL UNICESUMAR

O Coral Unicesumar se originou no ano de 2000, a partir de um ideal fundamentado pelo então Diretor Geral da Instituição e hoje Reitor, Prof. Wilson de Matos Silva. Na condição de educador, empresário e ainda grande incentivador das questões relacionadas à sociedade, sabedor da importância da cultura e das artes no desenvolvimento do ser humano, proporcionou as condições necessárias para o engrandecimento do Canto Coral na cidade de Maringá com a criação do Coral Unicesumar.

 

O objetivo do Coral Unicesumar, por estar ligado a uma instituição de ensino e compartilhar do ambiente acadêmico que abriga outras frentes de trabalho nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, tem sido - antes de mais nada - a produção de música de coral, amparada em procedimentos comprometidos com a formação musical de seus membros, pela pesquisa em música e pelo intercâmbio com a sociedade, partindo dos resultados que obtém a cada projeto que desenvolve.

 

Atualmente, com um trabalho de referência, tendo em seu portfólio a gravação de CDs e DVDs, inúmeras apresentações e viagens realizadas dentro e fora do estado do Paraná. Integrando juntamente com a Orquestra Filarmônica Unicesumar (OFUC), e com o DCA - Departamento de Cultura e Artes da Instituição, o que mais caracteriza o trabalho do Coral Unicesumar é um profundo senso de entendimento da música como ciência e arte, tendo lugar junto à academia não apenas para cumprir seu papel de órgão representativo da Instituição, com suas incursões relacionadas ao repertório funcional, mas, prioritariamente, para resgatar o repertório histórico, o conhecimento da arte na cultura ocidental e colaborar com o crescimento da comunidade maringaense.

Contato: [email protected]

Fone: (44) 3027-6360

Responsável: Maestro Marcus Geandré

CORAL DA UEL

COBRA CORAL DE MARINGÁ